Publicações / Publications
Publicações / Publications
Conheça os produtos acadêmicos das pesquisas sobre criação de podcast no Ensino Superior.
Check out the academic products of the research on podcast creation in Higher Education.

Artigos / Papers
Complexidade enunciativa do podcast em contexto de intercâmbio virtual no Ensino Superior
Autoria: Luciani Tenani
Como citar:
TENANI, Luciani. Complexidade enunciativa do podcast em contexto de intercâmbio virtual no Ensino Superior. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 52, p.283-301, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21165/el.v52i1.3469. Acesso em: 12 set. 2024.
Desenvolvimento de podcasts educativos para a educação de jovens e adultos
Autoria: Fernanda Rosalino, Luciani Tenani e Fábio Fernandes Villela
Como citar:
Roselino, F. C. S.; Tenani, L.; Villela, F. F. Desenvolvimento de podcasts educativos para a educação de jovens e adultos. Revista Em Extensão (ONLINE). v.22, p.121-132, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/67219/36214. Acesso em: 07 out. 2024.
Propostas e desafios de elaborar projetos acadêmicos reflexivos e promover práticas orais e letradas na formação docente
Autoria: Luciani Tenani e Emerson de Pietri
Como citar:
Tenani, L.; Pietri, E. de. Propostas e desafios de elaborar projetos acadêmicos reflexivos e promover práticas orais e letradas na formação docente. Submetido em setembro de 2024 a Educação em Revista, Belo Horizonte.
Artigo em avaliação
Criação de Podcast por professores em formação: reflexões sobre atividades para aprendizagem
Autoria: Luciani Tenani
Como citar:
Tenani, L. Criação de Podcast por professores em formação: reflexões sobre atividades para aprendizagem. Submetido em novembro de 2024 a Estudos Linguísticos, São Paulo.
Capítulos de livro / Book chapters
Building professional identity through collaborative academic podcasting
Autoria: Luciani Tenani e Emerson de Pietri
Como citar:
Tenani, L.; Pietri, E. de. Building professional identity through collaborative academic podcasting. In: Adams, K.; Bosu, S.; Kramer, B.; Terlunen, M. (eds.) Handbook of Humanities Podcasting. London-New York: Palgrave MacMillan, 2025.
Previsto
Letramentos acadêmico-científicos e a formação docente inicial: movimentos de cooperação, distanciamento e resistência na produção de podcast
Autoria: Luciani Tenani, Emerson de Pietri, Adriana Fischer e Arnalda Dobric
Como citar:
Tenani, L.; Pietri, E. de; Fischer, A.; Dobric, A. Letramentos acadêmico-científicos e a formação docente inicial: movimentos de cooperação, distanciamento e resistência na produção de podcast. In: Komesu, F.; Assis, J. A.; El Houdna, Y. (org.) Desafios em letramentos acadêmico-científicos/ Challenges for Academic-Scientific Literacies/ Les défis de la littéracie académique et scientifique. v. 5. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2024, p.358-383.
Usos do podcast para fins acadêmicos: notas sobre relações entre oralidade/fala e letramento/escrita
Luciani Tenani, Fabiana Komesu e Lourenço Chacon
Como citar:
Tenani, L.; Komesu, F.; Chacon, L. Usos do podcast para fins acadêmicos: notas sobre relações entre oralidade/fala e letramento/escrita. In: Fiamengui, A. H. R. et al. Linguística(s) e Memória(s): uma homenagem a Roberto Gomes Camacho. 2022.
Manuscrito em preparação
Apresentações / Presentations
Affordances and Challenges of designing academic project and promoting multimodal literacy skills practices
Autoria: Luciani Tenani e Emerson de Pietri
Como citar:
Tenani, L. E.; Pietri, E. Affordances and Challengesof designing academic project and promoting multimodal literacy skills practices. Oral communication at 17th Congress of Brazilian Studies Association. San Diego: State University of San Diego, 2024.
Criação de Podcast por Professores em Formação Inicial: Reflexões sobre Modos de Aprendizagem
Autoria: Luciani Tenani
Como citar:
Tenani, L. Criação de Podcast por Professores em Formação Inicial: Reflexões sobre Modos de Aprendizagem, 2024. Comunicação no 70º Seminário do GEL. Campinas: Unicamp, 2024.
Podcasts Educativos para a EJA e a Formação Docente
Autoria: Fábio Fernandes Villela, Luciani Tenani e Fernanda Rosalino
Como citar:
Villela, F. F.; Tenani, L.; Roselino, F. C. S. Podcasts Educativos para a EJA e a Formação Docente. Comunicação oral no Encontro Paulista de Pesquisas sobre Educação com Jovens, Adultos e Idosos. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2024.
Podcasts educativos: espaços de afinidade em cursos de Letras
Autoria: Adriana Fischer, Luciani Tenani e Arnalda Dobric
Como citar:
Fischer, A.; Tenani, L.; Dobric, A. Podcasts educativos: espaços de afinidade em cursos de Letras. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais/Discursivos: Letramentos e desinformação – desafios para a democracia. Belo Horizonte, Minas Gerais: PUC-Minas, 2024.
Pesquisas sobre fala e possíveis aplicações ao ensino: reflexões a partir de perfis de respostas à percepção de fronteiras prosódicas
Autoria: Luciani Tenani
Como citar:
Tenani, L. Pesquisas sobre fala e possíveis aplicações ao ensino: reflexões a partir de perfis de respostas à percepção de fronteiras prosódicas. Conferência no IV Encontro Intermediário do GT Fonética e Fonologia da ANPOLL. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2024.
Potenciais impactos do perfil do participante sobre um teste de percepção de fala e representação escrita no Português Brasileiro
Autoria: Luciani Tenani e Lilian Maria da Silva
Como citar:
Tenani, L.; Silva, L. M. Potenciais impactos do perfil do participante sobre um teste de percepção de fala e representação escrita no Português Brasileiro. Comunicação Oral no XX Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filologia de América Latina. Concepción: Universidad de Concepcion, Chile, 2024.
Designs experimentais: em busca da relação entre sinais de pontuação e pistas de fronteiras prosódicas em dados de podcast
Autoria: Lilian Maria da Silva e Luciani Tenani
Como citar:
Silva, L. M.; Tenani, L. Designs experimentais: em busca da relação entre sinais de pontuação e pistas de fronteiras prosódicas em dados de podcast, 2023.Comunicação oral em simpósio no 69o Seminário do GEL. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2023.
Fostering Authentic Learning Through Virtual Collaborative Multimodal Writing
Autoria: Ming Fang e Luciani Tenani
Como citar:
Fang, M.; Tenani, L. Fostering Authentic Learning Through Virtual Collaborative Multimodal Writing. Comunicação oral no TESOL 2023 International Convention & English Language Expo. Online: Tesol International Association, 2023.
Prosódia e pontuação: Fraseamento prosódico de enunciados lidos
Autoria: Luciani Tenani
Como citar:
Tenani, L. Prosódia e pontuação: Fraseamento prosódico de enunciados lidos, 2023.Comunicação oral no 37o Encontro Nacional da ANPOLL. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2023.
Sons e saberes: conexões e interseções nas vozes de Angola e Brasil
Autoria: Fábio Fernandes Villela e Luciani Tenani
Como citar:
Villela, F. F.; Tenani, L.; Sons e saberes: conexões e interseções nas vozes de Angola e Brasil, 2023. Comunicação oral no IX Encontro Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato. Libolo, Angola: Instituto Superior Politécnico do Libolo, 2023.
Virtual Learning, Real Hope: Fostering Authentic Learning Through Virtual Collaborative Multimodal Writing
Autoria: Ming Fang e Luciani Tenani
Como citar:
Fang, M.; Tenani, L. Virtual Learning, Real Hope: Fostering Authentic Learning Through Virtual Collaborative Multimodal Writing, 2023. Oral communication in the 2023 CCCC Annual Conference. Chicago, Hilton Hotel, 2023.
Características entoacionais de fronteiras prosódicas em contexto de leitura de podcast
Autoria: Luciani Tenani e Ana Eliza Cioca Alves
Como citar:
Tenani, L.; Cioca Alves, A. E. Características entoacionais de fronteiras prosódicas em contexto de leitura de podcast. Comunicação Oral no(a) VIII Simelp - Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2022.
Complexidade enunciativa do podcast em contexto de intercâmbio virtual
Autoria: Luciani Tenani
Como citar:
Tenani, L. Complexidade enunciativa do podcast em contexto de intercâmbio virtual. Comunicação oral na II Escola de Linguística do GEL. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2022.
Fraseamento prosódico de enunciados lidos: características de tons de fronteiras
Autoria: Luciani Tenani
Como citar:
Tenani, L. Fraseamento prosódico de enunciados lidos: características de tons de fronteiras. Comunicação oral no V Encontro do GT Anpoll Fonética e Fonologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2022.
Produção de podcasts para fins educacionais: reflexões sobre letramentos acadêmico-científicos na formação inicial de professores
Autoria: Luciani Tenani, Fabiana Komesu e Lourenço Chacon
Como citar:
Tenani, L.; Komesu, F.; Chacon, L. Produção de podcasts para fins educacionais: reflexões sobre letramentos acadêmico-científicos na formação inicial de professores. Comunicação oral em simpósio no XXIV Congresso Internacional de Humanidades. Brasília: Universidade de Brasília, 2021.
Sinais de pontuação em esquema duplo: análise da transcrição de podcast
Autoria: Bruna Lobo e Luciani Tenani
Como citar:
Lobo, B. C.; Tenani, L. Sinais de pontuação em esquema duplo: análise da transcrição de podcast. Apresentação de painel na primeira fase do XXXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. São José do Rio Preto: Ibilce/Unesp, 2021.
Videoaula e podcast: recursos digitais em prol da aprendizagem de jovens e adultos
Autoria: Fernanda Rosalino e Luciani Tenani
Como citar:
Rosalino, F.; Tenani, L. Videoaula e podcast: recursos digitais em prol da aprendizagem de jovens e adultos. Apresentação de painel na primeira fase do XXXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. São José do Rio Preto: Ibilce/Unesp, 2021.
Vírgulas em estruturas em sequência: análise a partir e transcrição de podcast
Autoria: Ana Eliza Cioca Alves e Luciani Tenani
Como citar:
Cioca Alves, A. E.; Tenani, L. Vírgulas em estruturas em sequência: análise a partir e transcrição de podcast. Apresentação de painel na primeira fase do XXXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. São José do Rio Preto: Ibilce/Unesp, 2021.