Projeto / Project
Conheça o projeto / Our project goals
Complexidade enunciativa do podcast: divulgação científica, formação inicial e continuada do professor
Podcast enunciative complexity: scientific dissemination, initial and continuing teacher training
Processo / Process: 407.593/2021-7
Resumo
O podcast guarda, do rádio, o fato de ser um repositório de gêneros discursivos, apresentar-se como temporalmente uno para a audiência, mas constituir-se por uma dupla assincronia em seu planejamento: 1ª) do texto escrito prévio em relação ao texto falado; e 2ª) do trânsito entre o alçamento à execução falada (antecipação de um leitor que interpretará o texto escrito oralmente) à retroação ao texto escrito (momento de acabamento de sentido por parte do leitor, ao interpretá-lo em voz alta sob efeitos de sonoplastia). Como mídia contemporânea, o podcast abre a investigação para diferentes modos de apreensão de seu efeito de emissão una: (i) como áudio autônomo; (ii) como parte de coleção organizada segundo: um tema, um gênero discursivo, uma função didática, de divulgação, de contra-desinformação, etc.; ou (iii) como nó de uma rede de informação, link de um hipertexto, distante da linearidade da comunicação tradicional. Objetiva-se: i) descrever e interpretar a sua dupla assincronia do ponto de vista linguístico, textual e discursivo; ii) investigá-lo como recurso digital de comunicação; iii) analisar seu caráter de divulgação e de combate à desinformação; e iv) balizar seu papel didático. A questão orientadora é: qual o comportamento dessa mídia em termos linguístico-discursivos, de seu planejamento textual (tradicional e digital) e como instrumento de letramento científico no ensino, na divulgação científica e/ou no combate à desinformação? Com corpus já constituído, a metolodologia alterna abordagens quantitativas (em dimensões linguísticas específicas como as da prosódia e sua relação com a pontuação, p. ex.) com abordagem qualitativa. A hipótese norteadora é de que seu caráter digital abre diferentes caminhos interpretativos para a assincronia de sua produção em vários terrenos de pesquisa (cf. objetivos, acima), o que se reverte em perspectivas promissoras de contribuição para a área de pesquisa, o ensino, a educação científica e a sociedade em geral.
Abstract
The podcast preserves from the radio, the fact that it is a discursive genres repository, presenting itself to the audience as only one temporally, but being constituted by a double asynchrony in its planning, such as firstly, from the previous written text to the spoken text and secondly, from the transition between overtaking the spoken execution (anticipation of a reader who will interpret the written text orally) to theretroaction to the written text (a moment of completion of meaning by thereader, when interpreting it aloud under sound effects). Being a contemporary media, the podcast opens up the investigation to different ways of apprehending its emission effect: 1) as autonomous and independent audio; 2) as part of a collection organized according to: a theme, a discursive genre, a function (didactic, dissemination, or counter-misinformation function); or 3) as a knot in an information network, a hypertext link, far from the linearity of traditional communication. We aim to: 1) describing and interpreting its double a synchrony from a linguistic, textual and discursive point of view; 2) investigating it as a digital communication resource; 3) analyzing its dissemination character and fight against misinformation; 4) basing its didactic role. The guiding question is: what is the media functioning inlinguistic-discursive terms, its textual planning (traditional and digital one) and as a scientific literacy instrument in the teaching fields, scientific dissemination and combating misinformation? The methodology alternates quantitative approaches (for specific linguistic dimensions such as prosody and its relation to punctuation) with a qualitative approach. The guiding hypothesis is the digital podcast characteristic opens different interpretative paths for the asynchrony of its production in various fields of research (see the objectives) which translates into promising perspectives of contribution to: language learning, teaching training, science education.
